quinta-feira, 15 de abril de 2010

Sociedades Tribais

Etnocentrismo



Durante as navegações da grande parte dos países Europeus atrás das indias e riquesas de lugares desconhecidos, se deparam com uma terra com um povo completamente diferente, um povo que não tinha religião, não usavam roupas, não tinham um dinheiro como base de negociação e muito menos leis escritas.
Assim os europeus vendo um povo com características tão diferente, houve a discriminação, mas os Europeus vendo um povo diferente acharam que deviam passar a eles seus costumes, religião etc, achando assim que estavam "salvando" esse povo.
Porém com o tempo, muitos nativos iam morrendo, por causa de várias doenças inesistentes no local trazida dos Europeus.
A Europa sem falar muito estava no centro do pensamento em relação ao outro, isso foi denominado etnocentrismo.
Em veis de serem salvos, essas centenas de tribos foram destruidas, praticamente quaze estintas, não tinham escrita, Estado, comercio e nem historia, mais tinham uma sociedade que adorava os animaes, natureza, que nao avia soberania entre eles, todos tinham os mesmos direitos, trabalhavão juntos dividindo o trabalho por sexo e idade, era um povo extremamente feliz, e hoje em dia estao quaze estintos, centenas de tribos feridos por pessoas que so sabia vencer na vida, inriquecer as custas de outros.
Só quero saber uma coisa, os Europeus conseguiu riquesa imediata? NÃO! Eles exploravam todos os indios da terra que ali estavam, viam o sofrimento no rosto de todos, e quem não cumpria com isso? MORRE!
Então foi tudo na base da violência mesmo.